segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

TRABALHADORES achados como 'escravos' no Sul do PI

Segundo a Procuradoria do Trabalho da Bahia, 24 trabalhadores baianos foram encontrados em condições típicas de escravidão na Fazenda Ipê, localizada nos cerrados piauienses e que pertence ao produtor Adão Ferreira Sobrinho. A empresa faz parte do grupo Insolo, um dos maiores empreendimentos agrícolas do Brasil e o maior produtor de soja do Piauí.
A maioria dos trabalhadores são do município de Formosa do Rio Preto(BA). Eles foram ‘resgatados’ por uma força-tarefa formada por policiais rodoviários federais, auditores do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e pelo procurador do Ministério Público do Trabalho(MPT), Maurício Brito.
         Era neste local que eles 'viviam' na Fazenda no Sul do Piauí

O procurador do MPT e os cinco auditores do MTE deixaram Brasília dia 31 de janeiro, acompanhados de cinco policiais rodoviários, para apurar casos suspeitos de trabalho escravo no oeste baiano. Já na região, tiveram a informação de que um fazendeiro baiano mantinha homens em condição de trabalho escravo numa fazenda situada após a divisa com o estado do Piauí. Ao chegar ao local, a equipe constatou que 24 pessoas viviam em um alojamento sem as mínimas condições de higiene, se alimentando de comida deteriorada e tendo ainda que pagar por alojamento, transporte e ferramentas usadas para o trabalho.

fonte: 180 graus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário